Leituras

Chronicles of the Black Company

Darkness wars with darkness as the hard-bitten men of the Black Company take their pay and do what they must. They bury their doubts with their dead.

Then comes the prophecy: The White Rose has been reborn, somewhere, to embody good once more...

Tendo recentemente escrito sobre estar esperando pacientemente que George R. R. Martin conclua os escritos de suas Crônicas de Gelo e Fogo, me vi pensando em encontrar uma nova série de fantasia épica para ler. Uma que fosse boa, elogiada, longa e, de preferência, já concluída, que era para que eu não corresse riscos desnecessários.

The Black Company foi uma das respostas que encontrei. Escrita pelo autor americano Glen Cook, trata-se de uma série de ficção épica e sombria que acompanha cerca de 40 anos da história da Companhia Negra, um grupo mercenário militar de elite, em suas andanças por um mundo de mágica e de fantasia.

Até o momento foram escritos 11 livros, além de contos e histórias curtas, Cook promete publicar, embora sem data prevista aparente, o décimo-segundo e conclusivo capítulo — e eu sei, eu sei, isso soa similar ao que GRRM fez com seus livros, e mostraria que eu não aprendi minha lição direito, mas... os requisitos série boa, elogiada e longa permanecem, então, acreditei valer o risco (a última publicação relacionada à série ocorreu em 2018, apenas seis anos atrás).

Decidi ler a série em inglês, visto que, no Brasil, apenas os três primeiros volumes foram adaptados, publicados e traduzidos (uma pena esse abandono de séries literárias pelo meio do caminho, que volta e meia vemos por aqui). Existe uma série de quatro volumes publicados pela Tor Books, que reúne os nove livros da história principal, e foi daí que parti.

Chronicles of the Black Company é o primeiro dos quatro volumes, também apelidados de Books of the North. Nele estão contidos os livros “The Black Company”, “Shadows Linger”, ambos de 1984, e “The White Rose”, de 1985. Minha leitura está sendo feita aos poucos, pois há livros sendo lidos em paralelo, mas já ultrapassei os requisitos da minha regra dos três capítulos, então está tudo bem. Até agora, estou adotando o que vejo: leitura fluida e sem enrolação, storytelling muito bom.

Mais atualizações em breve.

Progresso

#lendo